terça-feira, 15 de novembro de 2016

Como fazer um Capacete - E.V.A

Resultado Final desse Tutorial
Muitas pessoas tem a dúvida de como modelar um capacete em E.V.A. Que molde que você vai usar? E se ficar com uma cabeça ENORME?

As dúvidas são comuns e o medo de estragar material é constante, falando a verdade se for a 1° vez que você for fazer é bem provável que você tenha que refazer até chegar em um resultado bom.

Só não se sinta burro por isso! Acontece, é comum e já rolou com todos os cosplayers, somente a "prática leva a perfeição".

E como eu já cometi os meu erros na confecção, vou compartilhar o passo a passo e coisas que você deve ou não fazer!! *E evitar assim o máximo de erros possíveis*

Material Necessário:

- E.V.A: Recomendado de 6mm ou mais *opte por cores claras, verde, amarelo, branco...*
- Cola Branca e água OU Goma Laca
- Cola TekBond
- Fita adesiva Branca
- Cartolina ou papel cartão
- Estilete (um bom e não aqueles escolares)
- Lápis (JAMAIS desenhe de caneta no E.V.A)
- Fita métrica
- Lixa fina
- Massa corrida


FAZENDO A ESTRUTURA

Você primeiro deve medir sua cabeça, se você precisa usar uma peruca junto com o capacete, vista a peruca e mede junto com ela. A peruca causa volume e você precisa contar isso.
Supondo que sua cabeça deu 38cm (suposição), acrescente 2cm +ou- (ou seja um total de 40cm) e você vai ter o valor que você precisa para seu capacete.

Se você é iniciante, monte um "esqueleto" do capacete usando o papel cartão, desta forma depois é só você recortar e desenhar no E.V.A, fica muito mais fácil.


Basta medir uma fita do papel cartão em volta da cabeça e outra na parte do topo.

Você pode ir fazendo os detalhes em papel cartão em tiras.


Se você errar, sem problemas é só concertar com mais pedacinhos de papel cartão.

Passe fita em toda a estrutura para segurar, você provavelmente vai gastar bastante fita branca (então tende comprar em armarinhos, aonde vende por atacado).


Você pode testar! Ver se a estrutura está confortável, se tiver algum detalhe desenhe. Como por exemplo o olho desse capacete.


Feito isso, corte a estrutura! Ela serve para você usar como matriz, nesse caso, eu cortei a minha ao meio com alguns "vincos" para que ficasse plano e pudesse desenhar no EVA.

Feito isso é só você, com o LÁPIS, desenhar no EVA e recortar.


Cole todas as partes com ajuda da Tekbond (cola), mas cuidado! Essa cola é MUITO forte, se você tem problemas respiratórios, alergia, etc, recomendo o uso de uma mascara (e se possível, óculos de proteção), por ela ser forte, tem um cheiro bem marcante e as vezes solta uma "fumacinha" que provoca ardência no olho. Portanto! Se você é criança, pede para seus pais e se você é um desaste com trabalho manual, cuidado para não colar os dedos!!!


Ao passar a cola, use a fita para ajudar a fixar, é um trabalho de paciência.


Não se preocupe com todos esses vincos e áreas que você colou o capacete, tem um "truque" para deixar tudo lisinho ☺

ACABAMENTO:


Lembra que eu disse que eu cometi os meus erros? É, eu acabei fazendo outra parte da frente do capacete, isso por que, na hora que fui modelar queimei sem querer um lado (;´༎ຶД༎ຶ`)

Feito a estrutura vem o acabamento, essa parte é simples, só precisa de mais paciência. 



Com a massa corrida, passe nos vincos, para tampar os "buracos", você vai precisar que a masse fique bem SECA, se não a massa vai sair por completo ou vai quebrar.




Quando a massa estiver seca, pegue a lixa fina e bem... lixe a massa kkk para deixar ela lisa, se necessário, passe mais massa para corrigir imperfeições.

Quando essa parte estiver pronta, você vai ter que impermeabilizar a peça. Isso pode ser feito de 2 maneiras:

  1. - Usando cola branca e água.
  2. - Com Goma Laca.


Essas 2 maneiras são as mais usadas! Qual a diferença? Eu prefiro o acabamento que a Goma Laca tem, para usar é só misturar com álcool (esses líquidos de supermercado) e passar na peça com um pincel. Para entender melhor, assista esse meu tutorial:



Após impermeabilizar a peça é só pintar (eu usei tinta automotiva), sem esquecer de passar um verniz na peça depois. O verniz ajuda a manter o brilho e a tinta da peça (como mencionado no vídeo).


Se tiver dúvidas é só comentar!


2 comentários: