quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Eu posso fazer cosplay? ¯\_(ツ)_/¯

Pode parecer besteira, mas é uma pergunta comum, muitas pessoas que querem fazer cosplay ou até mesmo já fazem cosplay muitas vezes ficam inseguras em relação ao personagem, o que deve fazer e o mais importante "a aceitação".

É verdade que hoje em dia é tudo muito no "politicamente correto" e qualquer comentário mesmo sem maldade possa vir ser chamado de: "Preconceito".

Mas isso já é outro assunto....

Anime Friends - 2011
O caso são as perguntas como: "Sou gordo, que cosplay devo fazer?", "Eu sou negra", "Sou baixa d+"...etc, entre mil e uma coisas que possam vir a causar incerteza sobre o seu cosplay ou futuro cosplay.

Ai eu pergunto: "Você realmente sabe o que é COSPLAY?" e eu não estou falando da história ou surgimento e todos os blá blá blá que você possa encontrar no Google e sim o verdadeiro significado em fazer cosplay! 

O negocio não é porque você é gordo que não possa fazer um determinado personagem, o que você deve se perguntar é: "Vou me sentir confortável com ele?" e quando falo confortável não é porque a roupa em si não te aperta, coça,etc... e sim se após vestir a roupa vai ficar de bem com você mesmo!

Infelizmente preconceitos e comentários ruins você sempre vai ouvir, em qualquer fase e lugar na sua vida, seja você branco, negro, amarelo, gordo, magro ou baixo.

AnimABC - 2011 (minha sobrinha, com cosplay improvisado)


Não significa que você deve é claro aceitar, mas sim "se preparar" para ouvir certas coisas absurdas pois sim, infelizmente sempre vai ter. (e você pode estar com o melhor cosplay do MUNDO)

Porque raios valorizamos tanto a perfeição?


Talvez você não saiba (ou sim), mas aqui no Brasil nossos concursos são baseados nas competições Japonesas (inclusive regras), isso é pelo fato de quem trouxe esse Hobby para os BR era um Japonês... MAS essa prática mesmo nasceu do nosso vizinho a terra do Tio Sam (Estados Unidos).

As regras nos eventos por lá como a Comic Con, é diferente, você ganha por ser "criativo", "original", "engraçado", "Fiel ao personagem", etc... isso abre a gama de possibilidades, basta procurar fotos da Comic Con NYC e vai ver vários cosplayers de várias formas.


Basta as vezes você ser criativo!


Já na nossa atual versão, usamos o padrão Japonês, em que é valorizado a perfeição e fidelidade, por isso, por diversas vezes você vai ver cosplayers sendo riducularizados por fazer determinado personagem, criativo ou um pouco "fora do padrão" do quadrinho, mangá, anime, desenho, filme...


Apenas destaco: 

- Se sua intenção é competir para ganhar, mantenha seu personagem/cosplay conforme as regras do evento! (no caso a maioria sendo o padrão Japonês).

- Se você tem a intenção somente de fazer o personagem por diversão, apenas faça! (Mas geralmente a criatividade e originalidade conta nas categorias livres de apresentação).

E você, já passou por algo absurdo como cosplayer? Deixa de fazer personagem por alguma insegurança?





Nenhum comentário:

Postar um comentário