sábado, 6 de setembro de 2014

Bota Rogue/ Vampira

Bota Vampira / Rogue


Não é segredo que muitas vezes a costureira não consegue fazer alguma peça do seu cosplay (eu até prefiro confeccionar algumas peças), é claro elas são especialistas em costura/moda e não confecção de peças xD (apesar de algumas ter essa "skill").

No caso da minha Vampira a "'peça" a ser confeccionada foi a bota.

Vamos ao passo a passo:

1° Passo:

Escolha o sapato! No caso você não e um artesão de sapatos, logo é mais simples você pegar um sapato velho ou que não vai usar mais para servir de base, basta observar o sapato do personagem que você quer montar, no meu caso eu me inspirei no sapato da Action Figure da Rogue *a baixo*.
O sapato escolhido é uma bota Jeans que eu não usava mais, meu primeiro passo foi descolar o solado da bota:

2° Passo:

Já com o solado descolado, cortei o "cano" da bota, isso porque ele não é necessário, basta observar na foto do Action Figure para observar que o cano é bem colado a perna, portanto o cano da bota apenas iria criar volume e marcação desnecessárias no tecido amarelo.
Com o cano cortado a bota fica assim, parecendo uma sapatilha.



3° Passo:

Hora de encaixar a "sapatilha" no tecido, no caso o corte do cano amarelo já foi feito pela costureira (portanto eu não tenho o passo a passo dele).

Na foto a baixo é fácil notar como foi feito a costura, eu optei pela costureira para ter certeza que as medidas sairiam corretamente. Um detalhe importante: Use tecidos com elasticidade, pois ajudam na hora de calçar o sapato, se o sapato do personagem for por exemplo de vinil coloque um zíper na parte de trás, dessa forma auxilia na hora de calçar. 


4° Passo:

Inserir os detalhes, faça as pinturas, ou acrescente algo a mais que tem no calçado, no meu caso apenas costurei as faixas pretas.


5° Passo:

Com a ajuda de uma cola de sapateiro, cole novamente a sola, o segredo para a cola aderir bem é:
- Passe a cola (com a ajuda de um pincel) nas 2 superfícies (tanto no salto quando na sola do sapato), deixe algum tempo para ele secar, criando nas superfícies uma espécie de "goma".
- Junte as peças e mantenha pressionadas (você pode colocar algum peso em cima, tomando o cuidado para não estragar ou faça como eu: fique em pé com o sapato calçado, nesse caso você não pode sair andando até secar D= )

Atenção! 
(°ロ°)☝

A cola de sapateiro é inflamável e possui um cheiro muito forte, caso você tenha alergia (renites,etc...) use uma máscara... não faça perto de animais e preferencialmente em local aberto ;*
* A cola estraga pinceis, então compre um baratinho que você possa jogar fora depois sem dó... /õ/


6° Passo:

Se a sola do seu sapato é diferente da personagem, SEM PROBLEMAS \õ/... no meu caso a sola é de madeira e a sola do personagem é amarela.
- Comprei uma lixa de madeira para tirar o verniz que vem na sola do sapato (isso é importante se não a tinta não pega corretamente!). Caso a sola do seu sapato não seja de madeira, não tem necessidade, mas lembre-se de limpar o solado e não deixar sujeiras para não estragar a pintura.
- Proteja o decido em volta do solado com fita branca, para não manchar.


Pinte a sola com a tinta adequada, como a minha é de madeira comprei uma tinta para madeira (dã) em uma casa de material para construção, a tinta foi passada várias vezes no salto para evitar imperfeições. (lembre-se de esperar a tinta secar antes de dar uma nova mão de tinta).
Se o seu solado for comum (sapato comum) basta comprar tinta para borracha que também pode ser achado em casa de construção ou casas de artesanato.



*Tem alguma dúvida? Comente! 。◕‿◕。


Nenhum comentário:

Postar um comentário